A Empresa possui larga tradição no desempenho de estudos e projetos na área ambiental, desfrutando da credibilidade trazida pela sua consciência de que, em qualquer empreendimento nos dias de hoje, as questões ambientais devem ser corretamente resolvidas, devido à mais absoluta necessidade de preservação dos recursos naturais.

São inúmeros os trabalhos realizados pelas nossas equipes, distinguindo-se, entre muitos outros, a adequação do Projeto Básico Ambiental (PBA) do Sistema de Esgotos Sanitários Ponta da Cadeia/Serraria, para o PISA - Programa Integrado Socioambiental / DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre, além dos estudos ambientais (EIA/RIMA) da Linha 2 do TRENSURB – Empresa de Trens Urbanos – e sua conexão com a Linha 1, do Projeto de Revitalização do Cais Mauá/Projeto “Porto dos Casais” – Porto de Porto Alegre – para a Secretaria dos Transportes do RS; da Usina Hidrelétrica Campos Novos e da Usina Termelétrica Jacuí; do Plano de Proteção Ambiental (PPA) das áreas de garimpo de ouro da região Norte do Mato Grosso; dos estudos de preservação da mata atlântica/SP; estudos de impacto ambiental de diversas rodovias, núcleos habitacionais, sistemas de saneamento (água, esgotos e resíduos sólidos), barragens e empreendimentos industriais.

Os serviços prestados abrangem, conforme a necessidade de cada caso, planos de gestão, programas de educação ambiental, programas de implantação de reservas legais e atividades de gerenciamento e monitoramento.

Entre outros trabalhos elaborados, destacam-se o Diagnóstico Ambiental da Reserva Mata Paludosa, em Itati/RS, e o Diagnóstico Sócio-Econômico da APA - Área de Proteção Ambiental - da Rota do Sol, para a FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler.

Recentemente, foram elaborados os EIAs/RIMAs das barragens dos arroio Taquarembó e Jaguari, com as licenças ambientais já emitidas pelo órgão ambiental. Estas barragens apresentam finalidades múltiplas e estão em construção no âmbito do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC.

Destacam-se também vários estudos para licenciamento ambiental de vias urbanas, redes de esgotamento sanitário e estações de tratamento de esgotos. Merece destaque a Análise Ambiental Estratégica para Obras Hídricas na Bacia Hidrográfica do rio Toropi, localizada na região central do estado do Rio Grande do Sul.